⏱Leia em: 4 minutos

[rt_reading_time label=”Leia em:” postfix=”minutos” postfix_singular=”minuto”]

O início do ano é um período complicado e todos, nós sabemos disso. A pergunta que vem sempre à cabeça é: O que o fazer para não fechar os primeiros meses no vermelho?

Índice de leitura:

  1. Não comece do zero
  2. Aposte em promoções e descontos
  3. Faça seu cliente se sentir especial
  4. Faça pesquisas de satisfação

Para os empreendedores e donos de pequenos negócios o problema vai um pouco além, isso porque a preocupação o movimento no comércio é bem menos, por isso, é fundamental encontrar maneiras para aumentar as vendas nesse período.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ajudar nesse difícil período. Siga nossas dicas e aproveite para colocá-las em prática ainda quanto antes.

Não comece do zero

foto de mulher em loja esperando clientes
Não comece do zero

Comece fazendo um levantamento dos produtos que mais venderam no mesmo período do ano passado. Com isso será mais fácil entender quais serão os que terão mais chance de vender.

Não se esqueça do estoque, principalmente destes produtos, assim não arriscará começar uma promoção e não conseguir atender a demanda.

Aposte em promoções e descontos

  • Cupons de desconto;
  • Desconto progressivo;
  • Cartão fidelidade;
  • Frete/entrega grátis;
  • Indique e ganhe;

Dentre as estratégias para aumentar as vendas em períodos de baixa, as três mais eficazes são as que utilizam cupons de desconto, desconto progressivo e cartão fidelidade. Isso porque as pessoas adoram a sensação de vantagem, pagando mais barato, por exemplo.

foto de empreendedor oferecendo desconto
Aposte em promoções e descontos

Vamos citar aqui três exemplos de uso com alguns destes argumentos:

  1. Cupom PRIMEIRACOMPRA: hoje em dia praticamente qualquer loja, seja ela física ou online, utiliza esse cupom, os brasileiros já estão acostumados com um cupom de desconto em % em sua primeira compra.

    Defina um cupom com esse e divulgue em todos os seus canais de marketing, como redes sociais.
  2. Compre dois e leve três: este é um ótimo argumento para o cliente se sentir como se estivesse ganhando, isso porque na maioria das vezes, dependendo do tipo de produto, será realmente vantajoso para ele levar mais de um.

    Observação: Atenção aqui para não sair perdendo, pegue o lucro sobre a unidade e multiplique pela quantidade, assim saberá se é ou não vantagem para você oferecer o desconto.
  3. Frete/entrega grátis: sabia que muitos clientes deixam de comprar assim que se deparam com o valor da entrega ou frete? Isso mesmo, quantas vezes você também não fez o mesmo? Em muitas ocasiões pode compensar fazer a venda assumindo o custo de entrega e deixar o cliente satisfeito.

Esse assunto é tão importante que cai até na prova do ENEM, dê uma olhada nessa questão que caiu no exame de 2013: 👇😉

Para aumentar as vendas no início do ano, uma loja de departamentos remarcou os preços de seus produtos 20% abaixo do preço original. Quando chegam ao caixa, os clientes que possuem o cartão fidelidade da loja têm direito a um desconto adicional de 10% sobre o valor total de suas compras.

Um cliente deseja comprar um produto que custava R$ 50,00 antes da remarcação de preços. Ele não possui o cartão fidelidade da loja.

Faça seu cliente se sentir especial

foto de cliente se sentindo-especial e-te-adora
Faça seu cliente se sentir especial

Pode parecer bobagem, mas muitos clientes deixam de comprar de você simplesmente por não se lembrarem, com a correria do dia-a-dia, isso normalmente acontece. Esteja presente na cabeça do cliente e ele dificilmente irá te largar.

Fidelizar clientes é uma forma certeira para aumentar as vendas não só no no início do ano, mas também o ano todo. Afinal, já está mais que comprovado que vender para quem já é seu cliente custa bem menos do que atrair novos compradores — cerca de 5 a 7 vezes menos.

Para começar a fidelizar seus clientes, não precisa de nada mirabolante, o simples fato de pedir uma avaliação a cada compra concluída, e usar as melhores avaliações para realizar um sorteio, já aumenta e muito o engajamento entre os clientes. Outro exemplo é pedir dados como dia e mês de aniversário para mandar uma mensagem ou um brinde. A palavra aqui: “transforme a compra em uma experiência e seu cliente deixará de ser cliente para ser seu vendedor”.

Faça pesquisas de satisfação

Se você não sabe o que agrada e o que desagrada o público, será mais difícil acertar e principalmente melhorar os processos e produtos do seu negócio. Então, uma das estratégias de vendas para o início do ano, assim como para qualquer outra época é fazer pesquisas de satisfação, entender seus pontos fortes e usá-los em suas campanhas de marketing, treinando sua equipe de vendas.

foto da importancia de fazer pesquisas com seus clientes
Faça pesquisas de satisfação

Fazer pesquisas com frequência também te ajudará a direcionar melhor os produtos as clientes certos com base em suas preferências.

Estas são algumas das estratégias que utilizamos para nossos clientes aqui na agência, mas vale lembrar que, com um pouco de criatividade, é possível utilizar muitas outras, principalmente no início do ano. Quer saber como aumentar suas vendas do seu negócio no início do ano? Peça uma Consultoria Gratuita hoje mesmo.😉

Você já aplica alguma destas estratégias no negócio?
Conta aqui nos comentários. 🤔👇

Sua opinião pode ajudar alguém

O seu endereço de e-mail não será publicado.